logo small

noticia-1O mercado fotovoltaico e da produção de energia elétrica estão em plena mudança

Um novo paradigma avizinha-se com o surgimento do autoconsumo de eletricidade, ou seja, vamos poder produzir e consumir a nossa própria eletricidade.

As soluções que utilizem os painéis fotovoltaicos serão as que terão a melhor integração em sistemas de autoconsumo,

caso o consumo seja predominantemente de dia. Nestas circunstâncias vai ser possível reduzir para metade, no mínimo, a nossa fatura de eletricidade, com a possibilidade de se potenciar a poupança, caso se desloquem os consumos para as horas de maior radiação solar. Outra vantagem da tecnologia fotovoltaica está na orientação dos painéis, pois esta também pode ser ajustada ao perfil de consumo do produtor e, assim, melhorar o desempenho de todo o sistema, bem como conseguir reduzir custos finais da instalação. Temos então de encarar esta mudança como uma oportunidade, e fazer renascer este setor, que nos últimos anos tem dado mostras de muita evolução e fiabilidade.

No fundo, as soluções a implementar no autoconsumo utilizam os mesmos componentes chave que as soluções de produção direta para a rede, micro e minigeração, com a vantagem de não existir o custo da execução do ramal de ligação à rede pública de distribuição, pois a interligação faz-se diretamente no Quadro Elétrico da instalação.

A crecente utilização de eletricidade nas nossas casas e empresas, com um respectivo aumento da fatura de eletricidade, tem-se tornado comum atualmente.

O melhor rendimento dos equipamentos, quando comparados com os homólogos, mas alimentados pelos combustível fóssil (gás ou petróleo), tem sido o motivo principal pela troca por estes mais eficientes. Assim torna-se cada vez mais necessário produzirmos a nossa energia e, assim, tornarmo-nos menos dependentes da rede pública, bem como dos preços que os operadores nos cobram pela energia consumida.

Sendo já uma realidade em Portugal, pois é possível fazer-se autoconsumo desde que seja garantida a não injeção de excedentes na rede pública, resta-nos esperar pelo Diploma que irá legislar o autoconsumo e assim encarar esta medida sem as limitações que neste momento ainda existem.

De acordo com o Ministro Moreira da Silva este diploma está para breve e "vai levar mais longe a aposta na microgeração já não tanto para o abastecimento da rede pública, mas para a satisfação de necessidades que existem nas nossas habitações", o que sen dúvida é aquilo que todos esperamos.